Xeque-mate: xadrez é o queridinho do inverno 2018

13 de abril de 2018

Não é de hoje que o xadrez está tomando o closet feminino. Há algumas estações, a padronagem vem estampando as passarelas e neste inverno o xadrez já é uma das tendências declaradas mais quentes (além de já estar garantido para o próximo).

Você está preparada para usar essa tendência? Muitas pessoas têm dificuldade em entender os tipos de xadrez, por conta disso, explicaremos neste post tudo o que você precisa saber sobre essa trend!

De onde vem o xadrez? Entenda a origem da padronagem:

Mesmo que o xadrez seja constantemente associado aos escoceses, existem evidências de que a padronagem tenha sido usada muitos séculos antes.

De acordo com o historiador têxtil E. J. W. Barber, os celtas já usavam a padronagem em suas vestimentas e rituais.

Observando brevemente a linha temporal do xadrez, no século XIX, os escoceses tomaram-o como um substituto do tartan, que era inadequado para o dia-a-dia. Já no século seguinte, a padronagem foi usada em ternos e casacos masculinos.

Pouco tempo depois, passou a estampar roupas femininas em xales, saias, vestidos e, depois da década de 1960, em calças femininas.

Voltando à Escócia, no século XVIII, o tartan, que significa “tecido de lã leve”, era usado para identificar clãs e cada família produzia seu próprio xadrez para diferentes ocasiões como caçar, lutar, celebrar, trabalhar e até para namorar.

O tartan só foi ser popularizado na moda feminina após a Segunda Guerra Mundial com Mademoiselle Coco Chanel e suas roupas confortáveis e elegantes.

Afinal, como ela mesma afirmou: “O luxo tem que ser confortável ou não é luxo”. Na década de 1970, o xadrez foi inserido no visual punk e, em 1980, Viviane Eastwood lançou calças com a padronagem tartan.

Atualmente, o tartan e as variações de xadrez ainda são muito usados tanto por homens quanto por mulheres.

Agora que você já sabe como a padronagem que tanto amamos surgiu, que tal começar a distinguir os tipos de xadrez? Você vai ver que entender cada tipo não é tão difícil quanto parece!

Tipos de Xadrez

Xadrez Argyle

O Argyle é uma das estampas de suéter mais famosas e não há como negar que a padronagem combina muito bem com a peça. É possível criar visuais despojados usando uma calça jeans, looks mais comportadinhos com saias e até mais sofisticados com a beleza da calça flare.

Esse é um daqueles must have no closet de qualquer mulher moderna!

Dica: Usar um suéter com a padronagem Argyle e uma camisa por baixo é sucesso garantido na composição. Invista!

Xadrez Buffalo

O xadrez Buffalo é o famoso “xadrez de lenhador”, típico dos EUA com origens escocesas.  O padrão do “buffalo plaid” teve origem no tartan do clã escocês Rob Roy.

Um dos descendentes do clã, Jock McCluskey, foi para os EUA no fim do século XIX levando uma grande quantidade do tartan da família.

Criando laços com os índios da região e fazendo trocas para conseguir as cobiçadas peles de Búfalo, a padronagem encantou os índios.

Os nativos acreditavam que o vermelho do tartan provinha do sangue dos inimigos de McCluskey, que não desmentiu a crença.

Por fim, o xadrez acabou servindo como amuleto de guerra indígena e se popularizou anos mais tarde.

Ficou conhecido como “xadrez de lenhador” por conta da grande quantidade de trabalhadores que aderiram tecidos flanelados para trabalhar.

Por conta da história e aspecto rústico desse xadrez, é legal aplicá-lo em looks casuais e descontraídos. Aposte em uma t-shirt branca e arrase no visual!

Xadrez Burberry

O xadrez mais famoso e desejado do mundo é o Burberry, pertencente à marca homônima.

Tudo começou com a atitude visionária de Thomas Burberry, em 1859, ao abrir sua loja modesta de artigos esportivos com apenas 21 anos.

O rapaz era aprendiz de tecelão e, preocupado com a qualidade das peças, desenvolveu um tecido resistente, respirável e impermeável: o Gabardine.

O sucesso foi tamanho que seus casacos foram usados pelo exército britânico e aristocratas da época.

Apenas em 1911, após ingressar em Paris, a capital da moda, a empresa se tornou realmente conhecida pelo feito de Roald Amundsen e sua equipe, que foram os primeiros a chegar no Polo Sul com o auxílio dos casacos e barracas desenvolvidos pela Burberry.

O casaco usado foi batizado de Tielocken, antecessor do Trench Coat, e foi patenteado um pouco mais tarde.

Em 1919, o Rei George V se tornou fã da marca e contribui para que se popularizasse ainda mais.

Cinco anos depois, o tecido xadrez, tão cobiçado nos dias de hoje, foi desenvolvido e patenteado como a marca registada da Burberry.

A trama de listras em preto, branco e vermelho contrastando com o fundo claro é tida atualmente como um símbolo de sofisticação e poder. Uma ótima pedida para o inverno 2018!

Xadrez Grunge

O estilo grunge também chegou no xadrez. Com listras largas e finas combinadas, a padronagem é uma das preferidas das fashionistas e famosas.Essa padronagem se tornou popular nos anos 80 com a influência punk e a moda streetwear.

O xadrez grunge geralmente aparece em camisas oversized. Para combinar com ele, uma camiseta de sua banda preferida e um bom jeans destroyed são perfeitos!

Xadrez Madras

Para as amantes do estilo ladylike, o madras, estilo criado na Índia, é muito bem-vindo em qualquer estação.

Apesar de ser bastante usada na primavera, a combinação de cores vivas também vai muito bem no inverno 2018, que promete ser multicolorido.

Aproveite o xadrez madras para usar saias midi e vestidos fresquinhos nos dias mais quentes da temporada.

Xadrez Old England

Essencialmente comportado e discreto, o xadrez Old England, como o nome sugere, é típico da antiga Inglaterra e assemelha-se bastante com o tartan escocês.

Mesmo aparecendo frequentemente em tons de verde, o vermelho também é uma cor tradicional dessa padronagem.

Para usar esse tipo de xadrez, é interessante investir em peças elegantes de alfaiataria e deixar a ousadia por conta dos acessórios e recortes estratégicos, como a foto acima.

A bela Mary Orton, do blog de moda Memorandum, é fã do estilo Old England e mostra que até mesmo o rosa pode ser combinado à padronagem esverdeada.

Xadrez Pied-de-coq

O termo “Pied-de-coq” significa “Pé de galo” em francês. A padronagem bicolor leva este nome por lembrar as pegadas do animal.

A principal diferença entre o pied-de-coq e o pied-de-poule é que o primeiro é ampliado, como podemos comparar nas imagens acima e abaixo.

Para combinar com o preto e branco, invista no vermelho, que também é uma das tendências da estação!

Xadrez Pied-de-poule

O pied-de-poule, também conhecido como “pé de galinha”, foi amplamente usado pela aristocracia britânica nos séculos XIX e XX.

A padronagem foi eternizada no mundo da moda com a francesa Coco Chanel, que a usou em seus ternos femininos de tweed nos anos 1920. Assim como o pied-de-coq, aposte no vermelho!

Xadrez Príncipe de Gales

Carregado de tons neutros e sóbrios, o xadrez Príncipe de Gales remete à seriedade e sofisticação. Usado por muito tempo exclusivamente na alfaiataria masculina, a padronagem leva este nome em homenagem ao Príncipe Eduardo VII.

Aqui, vale a pena investir em acessórios e contar com uma modelagem diferenciada nas peças em full print. A

Xadrez Tartan Escocês

Como foi dito anteriormente, o tartan tem origens escocesas e atualmente está difundido em diversas culturas e estilos.

Que tal inserir este tipo de xadrez em uma produção roqueira ou grunge? Pode usar a vontade, pois está voltando com tudo nessa estação!

Xadrez Vichy

O quadriculado que lembra a toalha de piquenique foi batizado referenciando a cidade francesa de Vichy, conhecida por seus tecidos.

Queridinha pelas pinups, a padronagem se tornou famosa no fim dos anos 1950 com a atriz Bigitte Bardot usando-a em seu segundo casamento.

Para criar um visual estiloso, invista em peças mais neutras tornando o quadriculado o foco principal da sua produção.

E aí? Ansiosa para usar essa tendência durante a época mais fria do ano? Qual o seu xadrez favorito?
Até a próxima.

Equipe Pó do Pano.

POST RELACIONADOS

Negócios / Tendências Coleção Aconchego marca o outono/inverno 2022

Coleção Aconchego marca o outono/inverno 2022

LEIA MAIS
Pó do Pano agora é Dipanno e lança Coleção Origens

Pó do Pano agora é Dipanno e lança Coleção Origens

LEIA MAIS
Tendências Nova coleção Verão Conecta: um novo conceito em comunicar moda.

Nova coleção Verão Conecta: um novo conceito em comunicar moda.

LEIA MAIS