Criada inicialmente para atender ao público skatista, a moda streetwear tomou conta do vestuário mundial.
Com fortes influências de tribos urbanas e do estilo esportivo, a moda de rua surgiu com o objetivo de representar a personalidade de jovens ousados e “fora do padrão”.
Para entender suas origens, é necessário ter em mente que o skate possui contexto e cultura próprios, pois engloba estilo de vida, música, arte, moda, design e entretenimento.
Construir um estilo que represente tudo isso da melhor forma só foi possível pela junção de referências de outros estilos.
O rock ’n’ roll, o sporty e até o hippie foram alguns dos precursores do street.
A liberdade de vestir-se com seu próprio estilo no dia-a-dia é o que marca o streetwear como essencial no guarda-roupa atualmente.
Existem relatos de que a moda streetwear surgiu em dois locais diferentes (nos EUA e em Londres) e, com a globalização, se fundiram até chegar no que conhecemos hoje.
De qualquer modo, não há como negar a influência deste estilo no mundo atual.
Basta observar um comercial de TV ou como as pessoas se comportam para perceber a moda.
Algumas personalidades internacionais que se destacam nesse segmento são os cantores Justin Bieber, Pharrell Williams, Jaden Smith e Rihanna. Nacionalmente, o cantor Lucas Lucco e a atriz Bruna Marquezine também são destaque com a tendência descontraída.
O jeans, que possui origens e motivações semelhantes ao estilo de rua, compõe a gama de acessórios e peças dos adeptos.
Assim como o jeans, que possui uma ligação profunda com o street, a tendência que antes era vista como exclusiva de um grupo restrito se tornou mundial e agora faz parte do cotidiano de todos nós, como foi mostrado em uma reportagem da GNT.
Atualmente, os jeans destroyed, desbotados ou lotados de bordados são os preferidos, mas não podemos nos esquecer das tachinhas, ilhoses, tinturas e outras lavagens que também se encaixam nesta categoria.
A composição pode ser totalmente clean ou carregada de sobreposições.
A ideia é fazer o que ainda não foi feito e inovar sem medo de errar.
Além disso, existem diversas vertentes deste estilo. A edição de Novembro de 2017 da revista Vogue aborda a vertente luxuosa do streetwear, evidenciando o hip-hop. Gigantes como Moschino, Gucci e Prada também se aventuram neste nicho.
Por abranger tantas peças, acessórios e estilos, as pessoas fazem uso da moda streetwear e nem chegam a notar. Afinal, quem não tem aquele jeans preferido ou aquela blusa mais larga inseparável?
O visual despojado e destemido, que inclusive chega a combinar peças de alfaiataria com oversized, se encaixa em praticamente qualquer lugar e ocasião. Dentre os principais acessórios da tendência estão o boné de aba reta e o gorro, que podem ser usados tanto no verão quanto no inverno, dependendo do look.
Algumas das peças são indispensáveis no guarda-roupa dos amantes do estilo street. São elas: as calças e jaquetas jeans, camisas oversized (aquelas bem compridas), moletons e tênis esportivos. Mas, não limite-se a isso. O importante é usar o que você curtir mais e ir moldando seu estilo de acordo com a vertente que deseja seguir.
Se existe alguma lição que a moda streetwear tem para nos oferecer é o respeito à diversidade. A moda deve ser democrática e para todos. A Pó do Pano acredita no caráter inclusivo que a moda exerce na sociedade. Por isso, cada vez mais nos empenhamos para produzir peças que atendam o máximo de pessoas possível.
E você? Já é adepto da moda streetwear? Conte-nos por meio de um comentário! Adoramos saber sua opinião!
Até a próxima,
Equipe Pó do Pano.